Ser mindfoodness, ou seja, estar consciente da nossa dieta, é uma das tendências atuais que mais benefícios pode ter sobre a saúde.

Saber o que se come a todo o momento, controlar os seus impulsos e estar consciente dos perigos da ingestão descontrolada de alimentos, é a base para começar a notar melhorias, não só no físico com uma clara perda de peso, mas também mentalmente, porque este tipo de alimentos fará com que melhore o seu estado de espírito, tenha mais energia e se sinta melhor consigo próprio.

 

Como começar a comer conscientemente

A primeira coisa que precisa ser analisada é a relação que se tem com a alimentação. Devido ao atual modo de vida, tem havido mudanças nos hábitos alimentares que, por vezes não têm o tempo necessário para escolher bem o que comer. Ao ter mindfulness (consciência plena) da alimentação, é fácil perceber o que é prejudicial ou benéfico, então pode começar a ter uma atitude mindfoodness (alimentação mental) em relação à comida.

O movimento mindfoodness (alimentação mental) não é uma dieta específica, mas sim uma nova forma de se relacionar com os alimentos de uma forma mais saudável, e embora possa eventualmente levar à perda de peso, não é o seu objetivo principal.

Ter uma motivação clara é uma das chaves para enfrentar esta nova forma de ver os alimentos, mas também é importante evitar os impulsos e a necessidade de comer qualquer coisa em qualquer altura, dando a importância que merece à alimentação e sabendo que esta é a base de uma vida saudável.

Na alimentação consciente é básico ler a lista de ingredientes dos alimentos processados, o que nos dará uma ideia do que comemos e nos fará decidir encher o cesto de compras com alimentos mais naturais e saudáveis. Além disso, esta mentalidade aposta em fazer-nos desfrutar da comida mesmo a partir da sua preparação, para a qual felizmente temos no mercado pequenos eletrodomésticos como os robots de cozinha da Kenwood que nos ajudam a preparar pratos saborosos sem ter de passar horas a cozinhar.

 

Como nos ajuda este tipo de alimentação

Além de apostar nos recursos alimentares naturais para ter um peso saudável, este tipo de alimentação concentra-se em encontrar harmonia entre o corpo e a mente.

Por vezes, as nossas emoções fazem-nos gerir mal os alimentos, tais como o caso do recurso a doces e gelados em resposta a um certo estado de espírito. No entanto, antes de tentarmos alcançar uma mudança física, temos de mudar a nossa mentalidade. Ter uma atitude mindfoodness ajuda a controlar estes episódios de ansiedade e a ver a comida não como uma via de escape, mas como o elemento que nos pode ajudar a prevenir esses momentos.

Em suma, aprender a comer bem, de forma responsável e consciente, dá àqueles que escolhem esta mentalidade benefícios que são rapidamente transferidos para a saúde, e tudo isto com uma simples mudança de hábitos. Uma tendência, a da mindfoodness, pode mudar a sua vida.

 

Descubra mais conselhos de saúde aqui.

 

 

Pin It on Pinterest