Fazer uma boa massa de pizza é fácil. Para preparar a base apenas são necessários alguns ingredientes e ter em conta pequenos truques.

Em primeiro lugar, existem dois elementos fundamentais: o fermento e a amassadura. Que fermento tem de utilizar? Ao utilizar fermento para massas fermentadas como pão, empanadas ou pãezinhos, deve-se usar sempre fermento de padeiro (prensado), também denominado “fermento fresco”. A sua característica especial é que é um organismo vivo que fornece volume e esponjosidade às suas massas. Além disso, durante o processo de produção, não pode entrar em contacto com sal em momento algum. Caso contrário, a massa não fermentará.

Por outro lado, é necessário prestar especial atenção à amassadura. Portanto, uma vez integrados todos os ingredientes, a massa deve ser amassada vigorosamente durante 15 ou 20 minutos para que todos os elementos estejam integrados. Para isso, pode ajudar-se a partir de um dos robots de cozinha que utiliza em casa (como o Kenwood Multione). Os resultados da utilização de um pequeno aparelho para esta tarefa são muito diferentes de amassar à mão.

 

Receita de massa de pizza

Para a base vai necessitar:

  • 700 g de farinha de trigo de força
  • 400 ml de água quente
  •  15 g de fermento fresco
  •  Uma pitada de sal
  •  Uma colher de azeite

Assim, com estes ingredientes terá uma base de pizza que poderá cobrir com os seus alimentos favoritos para lhe dar sabor. Por exemplo, para esta receita vamos utilizar

  • Tomate frito
  • Presunto
  • Queijo para gratinar

 

Preparação

Em primeiro lugar, dissolver o fermento fresco numa tigela de água ligeiramente morna e deixá-lo repousar durante alguns minutos. Enquanto isso, prepare o seu robot de cozinha com o batedor de gancho apropriado. Depois, na própria tigela do seu aparelho, misture a farinha, o sal e o azeite durante alguns segundos.  Adicionar a água com o fermento e deixar tudo amassar durante cerca de 5 minutos a uma velocidade média. Finalmente, formar uma bola com a massa e deixá-la repousar na tigela coberta até que a massa tenha duplicado de volume.

Em seguida, extenda a massa numa superfície plana com a ajuda de um rolo. Agora é altura de adicionar o tomate, temperado com um pouco de orégãos, e os ingredientes que escolher, neste caso o presunto. Finalmente, cubra a pizza com queijo ralado suficiente para gratinar.

Para assar a pizza, o forno deve ser pré-aquecido. Recomendamos que forre o tabuleiro com papel vegetal, para que a massa não cole. Uma vez dentro, cozer a 180 graus durante aproximadamente 20-25 minutos.

Como se pode ver, é uma receita muito simples. Além disso, é uma massa muito versátil que pode utilizar para preparar não só pizza tradicional, mas também outras receitas como espirais de pizza, calzones, ou mesmo empanadas. 

 

Descubra mais receitas aqui.

 

 

Pin It on Pinterest