Preparar o nosso próprio pão caseiro fará que este nos dure mais tempo e, para além disso, seja muito mais saboroso do que qualquer coisa que possamos comprar num supermercado. Além disso, é uma grande opção para controlar o que comemos, porque ao cozinhá-lo em casa garantimos a utilização dos melhores ingredientes possíveis.

Outra grande vantagem é que podemos brincar com as texturas e ingredientes que usamos no pão e assim experimentar diferentes receitas . Aqui está uma opção:

 

Receita

  • 750 gr de farinha de trigo de força
  • 1 Colher de chá de fermento seco ou 20 gr de fermento fresco.
  • Meia colher de sal fino.
  • 440 cl de água morna.
  • Farinha para a superfície.

 

  1. O primeiro passo é peneirar a farinha juntamente com o sal numa tigela. Misturamos o fermento (se for fresco) com água morna e deixamos repousar durante cerca de 15 minutos. Passado esse tempo, fazemos um buraco no meio da farinha e adicionamos o fermento.
  2. Depois, transpomos a massa à nossa superfície já enfarinhada e amassamos muito bem, esticando a massa com uma mão e torcendo-a durante 15 minutos. Estará pronta quando já não estiver pegajosa.
  3. Introduzimos a massa numa tigela previamente oleada, cobrimo-la com película e deixamo-la repousar durante cerca de uma hora. 
  4. O seguinte passo é voltar a amassar suavemente em círculos e dobrar as bordas para dentro. Em seguida, cobrimos a massa com um pano e deixamos repousar por 15 minutos.
  5. Depois deste tempo, colocamos o pão numa tábua enfarinhada e deixamo-lo fermentar num local quente durante cerca de 50 minutos.
  6. O último passo é ligar o forno a 230 ºC e colocar a bandeja com a massa. Quando vemos que o pão cresceu, fazemos um pequeno corte que o ajudará a ter mais crosta e deitamos água fresca no tabuleiro, que ajudará a sua formação.
  7. Após cerca de 20 minutos, retiramos a bandeja com água, baixamos a temperatura para 200 ºC e deixamos cozinhar por mais 20 minutos. Para saber se o nosso pão caseiro está pronto, basta bater na base com os nós dos dedos e fazer com que soe oco.
  8. Finalmente, retiramos o pão e deixamos arrefecer completamente.

 

Conselhos

Para conseguir que o pão dure mais tempo é importante deixar que repouse e arrefeça totalmente antes de guardá-lo. Além disso, os pães com mais crosta tendem a secar mais rápido, portanto, devemos evitar cozinhá-los com muita crosta.

Por último, para evitar que nosso pão caseiro endureça ou amoleça rapidamente, devemos guardá-lo num pano ou saco de linho, o que ajudará a evitar que o ar o estrague e, por sua vez, permitirá que o pão respire. Não utilizar sacos de plástico, pois aceleram o aparecimento de bolor.

 

Descubra mais receitas de pão aqui.

 

 

Pin It on Pinterest