As especiarias, para além de serem um alimento saudável porque ajudam a ativar o seu metabolismo, são também saborosas. Além disso, é possível combiná-los para obter sabores diferentes.

Neste artigo, damos-lhe alguns exemplos de como misturar diferentes especiarias utilizando certas técnicas de cozinha.

 

Misturas de especiarias

Esta lista visa oferecer-lhe várias alternativas, algumas muito conhecidas e comummente utilizadas na cozinha e outras inovadoras, para que possa alcançar algo diferente.

 

1. Sal e pimenta

Esta é a mistura mais comum para temperar carne, peixe, legumes e leguminosas. Basta combinar a especiaria com o sal, embora seja verdade que obterá nuances dependendo da origem de cada ingrediente.

 

2. Caril

De origem indiana, esta mistura tornou-se popular no Ocidente nas últimas décadas, graças à expansão dos restaurantes que servem todos os tipos de pratos. Embora existam misturas diferentes dependendo da área do país, o caril conterá sempre cominho, coentros, açafrão-da-índia e pimenta.

 

3. Recado rojo

Esta combinação, originária da Península de Yucatan na América Central, é adequada para todos os tipos de pratos e tem um sabor doce. Para o obter, são utilizados achiote, cominho, cravinho, canela, orégãos, pimenta, alho e sal.

 

4. Cajún

O Cajun é uma mistura típica da Louisiana, nos Estados Unidos, e é utilizado para temperar frango e peixe. A sua composição é complexa, porque inclui tomilho, orégãos, paprica, cebola, alho, pimenta-Caiena, pimenta branca e pimenta verde.

 

5. Ras el Hanout

A gastronomia islâmica é caracterizada pela utilização de especiarias, e Ras el Hanout é uma combinação típica de Marrocos para vegetais e guisados. É conseguido através da mistura de vários ingredientes, mas incluirá sempre noz-moscada, galanga, gengibre, cúrcuma e cardamomo.

 

6. Cinco Especiarias

A gastronomia chinesa é caracterizada pela procura de equilíbrio nos sabores e alimentos que comemos, e a combinação de cinco especiarias responde a esta máxima. Contém cravinho, funcho, anis estrelado, pimenta de Sichuan e canela.

 

7. Za´atar

O Za’atar é típico da gastronomia hebraica e a sua utilização remonta ao século XIII. Contém sésamo, ervas secas, sal e sumagre. Há variações em função da zona.

 

8. Berbere

O Berbere é de origem etíope, utilizado para aromatizar guisados e carnes e contém coentros, cominhos, pimenta preta, feno-grego e pimenta da Jamaica.

 

9. Quatro Especiarias

A combinação de quatro especiarias, de origem francesa, é utilizada para vários pratos e pode obter-se combinando pimenta branca, noz-moscada, canela, cravinho e gengibre. Como anedota, podemos dizer que em alguns casos não há quatro especiarias, mas sim sete.

 

10. Panch Phoron

Esta combinação típica do subcontinente indiano inclui o feno-grego, funcho, cominho, mostarda e cebola preta. É utilizado principalmente para legumes e leguminosas.

 

Conclusão

Combinar especiarias para conseguir um resultado mais atrativo nos seus pratos é possível utilizando ferramentas de cozinha como as oferecidas pela Kenwood. Hoje é fácil preparar as misturas graças às ferramentas que permitem, em poucos minutos, alcançar resultados profissionais.

 

Descubra mais conselhos de saúde aqui.

 

 

Pin It on Pinterest