O que seria qualquer refeição sem um bom pão? Para o pequeno-almoço, almoço, lanche ou jantar, a nossa dieta tem-no como elemento principal. Os seus ingredientes são muito simples, farinha, sal e água. E está presente em muitos pratos através de várias técnicas culinárias como salsichas com pão, bolo salgado, sandes variadas, migas ou rabanadas. São inúmeras as receitas para fazer um prato com pão, a imaginação é o único limite.

Pode elaborar o seu próprio pão. Com os robots de cozinha é muito fácil fazer a massa, mas se não tiver tempo ou quiser reaquecer o pão, evitará deitá-lo fora. Nos tempos que correm, em que há escassez de alimentos em todo o Mundo, é necessário ter consciência e evitar, por todos os meios, deitar fora qualquer tipo de alimento.

 

Reaquecer o pão

O pão oferece-nos muitas elaborações, mas também tem grandes limitações. A quem não aconteceu comprar um pão muito bom e que com o passar das horas se torne mole. Aquecê-lo para que fique perfeito fará o seu jantar. Neste artigo, ensinaremos técnicas de culinária para tornar o pão perfeito.

1.Forno. A primeira coisa a fazer é aquecer o forno a 175º, que é a melhor temperatura para aquecer o pão. A segunda coisa é esperar até estar quente e depois colocar o pão durante 10 minutos. Se quiser colocar-lhe um tempero, pode incluí-lo no forno. Por exemplo: sal, manteiga, alho e orégãos. 

2. Papel de alumínio. Outra técnica para reaquecer o pão é envolvê-lo em papel de alumínio e pô-lo no forno durante 15 minutos. Envolvê-lo em papel de alumínio porque isto impede que o pão endureça rapidamente.

3. Panela. Esta técnica consiste em pegar numa panela, colocar o pão dentro dela, fechá-la e cozer o pão em lume brando. Isto tornará o pão castanho no exterior e ainda mole no interior. A cozedura será em lume brando durante 5 minutos.

4. Microondas. Entre todas as técnicas que temos visto, destacamos fazê-lo no microondas. Para isso, é preciso um copo cheio de água e um pedaço de pão e colocá-los no microondas. A humidade da água tornará o pão estaladiço por fora e macio por dentro.

5. Aparelhos. As torradeiras Kenwood têm uma grade que permite não só aquecer o pão, mas também bolos de forma fácil e rápida. Além disso, é uma opção muito limpa já que não suja nem o forno nem microondas nem panelas.

Seguindo estas dicas simples, da próxima vez que fizer pão reaquecido será perfeito e poderá desfrutar deste ingrediente tão fundamental para a nossa dieta sem o desperdiçar. Encorajamo-lo a descobrir novas receitas com pão e a encontrar a forma mais fácil de fazer pão!

 

Descubra mais técnicas de pão aqui. 

 

 

Pin It on Pinterest