Poucos pratos são mais simples, mais nutritivos e mais ricos do que o atum com tomate. Sinónimo de Verão, dias de luz, fruta madura e peixe fresco. O atum com tomate é uma receita perfeita para resolver uma grande refeição, um aperitivo ou um jantar leve.

O atum é um dos peixes mais impressionantes de todos aqueles que chegam aos nossos portos. Quer se trate do atum rabilho exclusivo da almadrava, do atum amarelo mais abundante, ou do pequeno mas requintado atum branco, todos eles são deliciosos em qualquer preparação.

Para fazer o atum com tomate, é preciso ter bons pedaços de atum, em qualquer variante, embora o atum branco se preste um pouco melhor a esta preparação. Também precisa de bons tomates: sem eles, este prato é apenas meio bom. Como o atum e o atum branco, os tomates brilham no Verão: é quando são mais doces e têm melhor sabor, além de terem melhores preços.

 

Como fazer atum com tomate

Vamos explicar uma receita para quatro pessoas. Para esta preparação, precisará:

  • ¼ de um quilo de atum (branco, vermelho ou amarelo). Pode pedir ao peixeiro que o prepare em tacos. O importante é que esteja muito fresco.
  • 1 quilo de tomates. É necessário escolher os mais perfumados e maduros.
  • 1 dl de azeite virgem extra.
  • 4 dentes de alho.
  • 1 cebola de bom tamanho.
  • 1 pimenta verde.
  • Sal, pimenta e açúcar.

 

Modo de preparação
  1. A primeira coisa é preparar o atum, lavando-o com água fresca até remover os restos de sangue. Deve ser bem seco com um pano ou papel de cozinha e, quando está seco, é salgado e adiciona-se um pouco de pimenta. Deixa-se reservado.
  2. Aqueça o azeite numa caçarola – melhor se for feito de barro – e dourar brevemente o atum. Desta forma, é selado e o sumo é preservado, deixando algum sabor no azeite.
  3. Branquear o tomate e descascá-lo. Depois, cortá-lo em pequenos quadrados e colocá-lo de lado.
  4. Picar finamente o alho, a cebola e a pimenta. Na mesma caçarola, fritá-las até ficarem macias. Se necessário, adicione mais óleo. Uma vez fritos, adicione o tomate. Finalmente, fazer um molho de tomate.
  5. A fritura será feita em lume brando, controlando o sabor e corrigindo com sal e açúcar para encontrar o ponto certo. Quando o tomate é frito, se preferir que o molho seja mais fino, pode optar por fazer um puré usando, por exemplo, um dos misturadores de copo da Kenwood.

 

O tomate está pronto, basta adicionar o atum e deixá-lo em lume brando para terminar a cozedura do tomate. Um par de minutos é suficiente e o atum com tomate está pronto para ser servido.

Descubra mais receitas aqui.

 

 

Pin It on Pinterest