O molho de tomate é a base para inúmeros pratos da dieta mediterrânica e nota-se quando é caseiro!

O seu ingrediente principal, o tomate, é um alimento saudável com imensas propriedades antioxidantes, que não podem faltar na nossa cozinha. Confere sabor e textura aos pratos.

Um simples prato de massa com tomate, uma paella ou mesmo um guisado, ganharão muito se forem preparados com molho de tomate caseiro.

 

Truques para preparar o melhor molho de tomate

  • Que os tomates sejam da época, o verão é a melhor altura para fazê-lo.
  • Descasque os tomates e retire a maior parte das sementes.
  • Use azeite, vai dar muito mais sabor e corpo ao molho, além de ser mais saudável.
  • Prove o molho depois de estar pronto e se tiver muito ácido retifique com uma pitada de açúcar.
  • Pode fazer o refogado com mais ou menos ingredientes e adicionar os vegetais que quiser (qualquer um deles é ótimo): alho, pimenta, cenoura ou alho-porro. E também pode temperar com: louro, pimenta, tomilho, salsa, manjericão…
  • Faça uma grande quantidade e guarde em potes herméticos em banho-maria, assim terá um refogado caseiro preparado, sempre que precisar.

 

Receita de refogado de tomate e cebola

Apesar do que possa parecer, fazer um refogado em casa é muito fácil. A receita básica é a que lhe mostramos a seguir, ela servirá para qualquer prato e depois poderá sempre adicionar o resto dos ingredientes dependendo do tipo de prato.

Ingredientes:

  • Tomates maduros
  • Cebolas
  • Azeite
  • Sal
  • Açúcar

 

Preparación:

  1. Em primeiro lugar, descascamos e removemos as sementes dos tomates. Cortamos e passamos no liquidificador, mas sem ralar para que mantenham a consistência.
  2. Picamos a cebola em brunoise.
  3. Numa frigideira funda ou panela – se preferirmos fazer bastante quantidade – colocamos um fio de azeite e juntamos a cebola. Só vamos fritar um pouquinho, sem tirar cor.
  4. Em seguida, vamos adicionar o tomate e deixar cozinhar por cerca de 15 minutos em lume médio. É hora de adicionar o sal e, se necessário, corrigir a acidez do tomate com um pouco de açúcar.

 

pasta con salsa de tomate casera

 

Preparar refogado em conserva

É uma boa opção preparar refogado em conserva para usar em qualquer receita e por isso não ter que prepará-lo todas as vezes que precisar. O ideal é prepará-lo no verão, quando os tomates são da época e estão no ponto ideal de maturação.

Para fazer molho de tomate em conserva, faça mais quantidade numa panela grande; para manter as suas propriedades e para não se estragar, armazene-o em recipientes herméticos e use o método do banho-maria.

Se fizer isso várias vezes, rotule os recipientes com a data de preparação para consumir as mais antigas primeiro. Pode consumi-los por até um ano, no máximo.

 

 

Costuma utilizar refogado ou molho de tomate caseiro nos seus pratos e receitas?

Descubra mais técnicas de cozinha aqui

 

 

 

Pin It on Pinterest