A desidratação é a técnica mais antiga para a conservação de alimentos. É também o único que pode ser aplicado a praticamente todos os tipos de alimentos, quer de origem vegetal ou animal. Tem muitas outras vantagens, por exemplo que os alimentos desidratados pesam menos e ocupam muito menos espaço, tornando-os muito fáceis de armazenar e transportar.

Agora que as hortas urbanas estão a proliferar, com vegetais desidratados pode facilmente preservar todos aqueles produtos que você mesmo cultivou. E aproveite-os mesmo fora de época. Se a colheita tiver sido produtiva, consulte o website Kenwood. Aí poderá aprender técnicas de cozinha, receitas e modelos de robots que lhe permitirão cozinhar todos esses alimentos da forma mais natural.

 

Propriedades dos frutos e legumes desidratados

As frutas e vegetais desidratados retêm praticamente todas as suas propriedades nutricionais (vitaminas, minerais, etc.) embora seja possível que o seu tamanho, forma e textura possam ser modificados, como já mencionámos.

O processo de desidratação torna o aroma e o sabor mais intensos. Os frutos terão um sabor mais doce do que o normal. É por isso que as refeições feitas com vegetais desidratados são muito mais aromáticas e deliciosas.

 

Que técnicas de cozinha utilizar para desidratar frutas e legumes

Tradicionalmente, a desidratação era realizada deixando secar os alimentos, expondo-os diretamente ao sol. Mas esta opção é muito lenta e, além disso, é de se esperar que as condições climáticas a acompanhem.

Pode usar o seu próprio forno doméstico para desidratar frutas e vegetais. Colocá-lo a uma temperatura muito suave (nunca superior a 60 graus), deixando a porta entreaberta.

Em qualquer caso, o resultado da desidratação no forno nem sempre é o desejado ou o mais adequado para todos os tipos de fruta e legumes.

Portanto, é melhor utilizar um desidratador e, em qualquer caso, ter em conta uma série de considerações:

  • É preciso desidratar os alimentos sem misturar tipos e tamanhos. O tempo necessário para uma desidratação correta é diferente para cada um deles.
  • É necessário ter bons recipientes para manter os alimentos desidratados sob vácuo.
  • Estes recipientes devem ser armazenados em locais frescos, secos e bem ventilados.

 

O que pode fazer com os seus frutos e legumes secos

Com as frutas pode preparar sobremesas, saladas, adicioná-las às suas bebidas favoritas ou levá-las como um lanche ao seu trabalho.

São também uma opção perfeita para as suas refeições quando está em viagem ou na estrada. São também ideais para levar para a praia ou para passeios turísticos.

Outro uso que pode dar aos seus frutos secos, em combinação com alguns vegetais, é o fabrico de ambientadores caseiros.

Com os legumes, pode também preparar deliciosas sopas (vegan de abóbora e gengibre ou Minestrone) , molhos e temperar guisados de carne.

 

Descubra mais sobre técnicas de cozinha aqui.

 

 

Pin It on Pinterest