Parece que todas as semanas uma nova tendência culinária surge no Instagram. Se inserir a hashtag #cloudeggs, verá um milhão de fotos da última moda, os cloudeggs. São uma espécie de ovos brancos fofinhos, muito fáceis de fazer e aparentemente muito necessários na parede de qualquer pessoa que se preze.

As redes sociais fornecem-nos um feedback positivo instantâneo, que ativa os centros de prazer do cérebro. Isto faz-nos procurar este reforço uma e outra vez, tornando-se comparáveis a um vício de utilização. Se a moda desta semana é fazer cloudeggs e entrarmos nela, teremos em troca muitos corações que nos farão sentir bem connosco próprios durante algum tempo.

 

Aprenda a preparar esta delícia

Como podemos obter essa delícia culinária? A receita é muito simples. Primeiro, batemos a clara do ovo até ficar firme e temperamos com sal e pimenta. Damos-lhe a forma de uma nuvem e com uma colher abrimos um pequeno buraco no centro para onde irá a gema. Assamos a nossa nuvem a 230º durante três minutos, adicionamos a gema e pomo-la no forno por mais alguns minutos. A partir daí, deixamos tudo nas mãos da nossa imaginação, pois pode ser temperado com um número infinito de especiarias e acompanhado por outros ingredientes, tais como queijo, bacon ou espinafres. As possibilidades são infinitas.

Esta receita não é nova, mas aparentemente remonta a 1651. Uma versão muito semelhante aparece num livro de cozinha francês sob o nome de ovos na neve, precisamente na altura em que os franceses reinventavam as técnicas de cozinha para se tornarem líderes mundiais durante séculos. Embora seja agora bem conhecido que quando batemos uma clara de ovo, as proteínas começam a ligar-se para formar uma espécie de rede que dá origem a essa estrutura espumosa, nessa altura era uma novidade que era utilizada para impressionar. Exatamente como o que fazemos hoje no Instagram.

Não há desculpas, apesar de ouvirmos há muitos anos que comer mais de três ovos por semana não é aconselhável, estudos recentes mostraram que o ovo é um alimento que pode ser consumido diariamente sem ter quaisquer efeitos negativos conhecidos, colocando-o assim na base da pirâmide alimentar. Por isso, vamos ao trabalho. Isto não só deixará todos os nossos seguidores de boca aberta, como também veremos que são uma forma divertida e original de alegrar o pequeno-almoço ou de animar a comida dos mais pequenos (ou não tão pequenos).

 

Descubra mais sobre ingredientes e alimentos aqui. 

 

robot de cocina kmix de kenwood

Pin It on Pinterest