Há muitos mitos sobre alimentos que são mantidos ao longo dos anos. A maioria deles baseia-se apenas em crenças populares. Sem nos apercebermos, continuamos a repetir as frases que já ouvimos tantas vezes. E ainda nem paramos para verificar o que é verdade sobre eles.

Devido a estes mitos, existem muitos alimentos aos quais são atribuídas propriedades ou características que não são verdadeiras e que carecem de qualquer fundamento.

Contudo, graças à informação de que dispomos, sabemos que muitos destes mitos não são verdadeiros. Existem sites como o Snopes, por exemplo, que têm vindo a tentar dissipar estes mitos desde o ano de 1995.

 

Os mitos mais difundidos e a razão pela qual não são verdadeiros

 

  • A vitamina C previne as constipações. Não há provas que sustentem. Embora a inclusão de fruta na sua dieta diária ajuda a reduzir a duração da doença.
  • A água potável com refeições está a engordar. A água não tem quaisquer calorias, por isso não importa quando a bebe. Mas fornece minerais e eletrólitos, dois elementos essenciais para a manutenção de uma boa saúde.
  • Comer fruta depois das refeições é engordar. Não importa quando se come a fruta, pois as suas calorias não mudam. O que acontece é que se tomar antes de qualquer refeição, criará uma sensação de saciedade e ajudá-lo-á a comer menos no prato seguinte.
  • Se não se comer tanta fruta, pode beber num liquidificador. Kenwood tem um liquidificador muito útil. Chama-se Purejuice Pro e pode fazer uma grande quantidade de sumo. Graças ao seu coador, o sumo sai sem qualquer resíduo não desejado.
  • O pão integral é menos gorduroso do que o pão branco. Ambos os tipos de pão fornecem a mesma quantidade de calorias. A diferença é que o pão integral tem mais fibra, o que significa que comer menos significa que se sentirá igualmente cheio.
  • O café aumenta a sua pressão arterial. Este tipo de bebida contém cafeína, por isso está incluída no grupo das bebidas estimulantes. Mas o seu efeito no aumento da pressão arterial é mínimo em comparação com o sal, por exemplo.
  • A cerveja aumenta o volume da barriga. A Associação Médica das Astúrias conduziu um julgamento no qual participaram 249 pessoas. A conclusão a que chegaram foi que a cerveja, para além de ser saudável, não engorda. A dose recomendada não é superior a dois copos por dia para as mulheres e três para os homens.

 

Como vê

Nem todos os mitos são verdadeiros. A única coisa que podemos fazer para descobrir é procurar informação em revistas ou websites de confiança com conteúdo verdadeiro. Boa sorte!

 

Descubra mais sobre ingredientes e alimentos aqui.

 

 

 

Pin It on Pinterest