O leite é necessário para o nosso organismo?

Para os bebés e crianças – como em todos os mamíferos – o leite é a base da alimentação, portanto, muito importante para o seu desenvolvimento e crescimento adequados. Mas não é um alimento essencial na dieta alimentar de uma pessoa adulta. De qualquer forma, fornece-nos muitos nutrientes, como proteínas, vitaminas A e D e, sobretudo, cálcio, essenciais para a nossa saúde. Portanto, se gosta de leite, não há razão para não bebê-lo – embora sempre com moderação, como com tudo.

 

Tipos de leite

Em primeiro lugar, vamos dividir os tipos pela sua origem. 83% da produção mundial de leite é de gado, mas também se consome leite de cabra, ovelha, cavalo, camelo, búfalo, entre outros.

O leite de origem vegetal, nos termos legais, não pode ser chamado de leite – por não ser um produto lácteo – por isso é chamado de bebida vegetal.

 

Benefícios do leite e variedades

O leite de vaca é o que apresenta maior teor de gordura láctea, responsável por fornecer inúmeros nutrientes ao nosso organismo: vitaminas, cálcio, ómega 3 e proteínas. Estes nutrientes contribuem para a nossa saúde, protegendo-a de cancro e reduzindo o risco de problemas metabólicos, além de auxiliar na regeneração muscular e no fortalecimento dos ossos, tem propriedades antioxidantes e melhora os níveis de serotonina no cérebro.

As variedades de leite de vaca que podemos encontrar são as seguintes:

  • Inteiro: preserva todos os nutrientes básicos, mas passa pelos processos de pasteurização e esterilização. É o mais elevado em gordura do leite (3,5%) e o mais recomendado para crianças.
  • Semi-desnatado: contém metade da gordura do todo (1,5%)
  • Desnatado: contém apenas entre 0,5 e 0,1% de gordura, portanto também menos quantidade de nutrientes. É ideal para cuidar da linha ou para pessoas com problemas de colesterol.
  • Ecológico: vem de vacas que comem relva fresca e contém menos resíduos químicos.
  • Fresco: é um leite que apenas passou pelo processo de pasteurização -aquecido a 75º e arrefecido rapidamente. É mais saboroso, mas só se deve conservar até 5 dias no frigorífico.
  • Sem lactose: Criado para quem tem intolerância à lactose. Este ingrediente não é removido, mas a lactase é adicionada para que os dois componentes da lactose (glicose e galactose) possam ser absorvidos mais facilmente.

 

Tipos de bebidas vegetales

As bebidas vegetais são uma alternativa saudável e saborosa para pessoas com intolerância à lactose, pessoas que seguem uma dieta vegan ou simplesmente aqueles que não querem beber leite.

Existem muitas variedades de leites vegetais, cada um com um diferentes sabores, benefícios e nutrientes.

  • Bebida de soja: é ideal para diabéticos e com colesterol. Possui alto teor de proteínas vegetais, cálcio, potássio, fósforo e magnésio, além de baixo teor de gordura.
  • Bebida de amêndoa: menos calórica que o leite desnatado e rica em fibras, auxilia no trânsito intestinal e combate a obstipação.
  • Bebida de aveia: é muito bem digerida porque contém muitas fibras. Ela regula os níveis de açúcar e contém ómega 3 e 6. Também é rico em vitaminas B, potássio, zinco e magnésio.
  • Bebida de arroz: tem sabor suave e doce. É muito leve porque tem baixo teor de gordura e proteína. Fornece energia e é muito digestivo.
  • Bebida de coco: rica em calorias, magnésio e fibras. Fortalece os ossos e o sistema imunológico. Perfeito para pessoas com anemia.

Certamente existem mais tipos de leite animal e bebidas vegetais, embora estes sejam os mais comuns e que se podem encontrar facilmente em qualquer estabelecimento.

 

E você, que tipo de leite prefere? De origem animal ou vegetal? Conhece outras variedades que deseja compartilhar com os Food Lovers?

Descubra mais sobre ingredientes e alimentos aqui.

 

 

 

 

Pin It on Pinterest