O óleo de cozinha é utilizado para preparar, cozinhar e temperar pratos, bem como para criar molhos. Os principais azeites que encontramos nas lojas e que utilizamos para cozinhar são de origem vegetal. Existem diferentes tipos e, dependendo das suas condições e sabor, recomenda-se uma utilização específica.

 

Azeite de Oliva

É o azeite mais conhecido e utilizado no nosso país e é um dos principais alimentos da dieta mediterrânica e o mais saudável – desde que seja a variedade extra-virgem.

O azeite pode ser utilizado para cozinhar, fritar, saltear, temperar saladas e qualquer prato cru, criar a maionese… Tem de ser uma base na nossa cozinha.

Existem diferentes tipos:

  • Azeite virgem extra: é a variedade mais pura, uma vez que é feita com as melhores azeitonas recém-colhidas. É a mais saborosa e a sua cor é mais escura do que as outras. É o mais saudável devido aos seus muitos benefícios, tais como: regula o colesterol, melhora a circulação, fortalece o sistema imunitário, combate a diabetes, nutre a pele, e tem propriedades anticancerígenas.
  • Virgem: Tem mais acidez do que a virgem extra e, embora seja muito semelhante, não é a mais pura.
  • De oliva: É uma mistura de azeites refinados e azeite virgem.

 

Óleo de girassol

É também bem conhecido e poderíamos dizer que é o segundo mais utilizado. O seu preço é inferior ao de oliva mas também é mais suave e não tem os mesmos benefícios.

É ideal para criar maionese, mas especialmente para fritar, já que ao ser menos denso e suave no sabor faz com que o polme não seja muito oleoso.

Se o utilizar – sem o queimar e sem tirar demasiado sabor de outros alimentos – pode colocá-lo num frasco e reutilizá-lo mais tarde e também pode utilizá-lo para criar sabonetes caseiros.

 

Óleo de linhaça

O óleo de sementes de linhaça tem um sabor muito suave e é rico em ómega 3 e 6, pelo que regula o colesterol e combate a obstipação.

É sobretudo utilizado para temperar saladas e torradas. A variedade virgem é a preferida, que normalmente encontrará na embalagem como a mais pura “primeira extração a frio” com todas as suas propriedades.

Aceite de semillas variedad

Óleo de coco

O óleo de coco é sólido e derrete a 30°C até converter-se num líquido límpido. Como é um sabor com muita personalidade, é difícil de combinar na nossa cozinha, mas existem pratos específicos que são preparados com este tipo de óleo, tais como, por exemplo: Wok de verduras sazonais com óleo de coco, Salmão com óleo de coco ou pode também substituí-lo por manteiga.

Melhor se for extra virgem para o apreciar com todas as suas propriedades e depois de aberto é necessário mantê-lo no frigorífico.

Poderá estar interessado no nosso artigo: 8 benefícios de consumir óleo de coco

 

Óleo de sésamo

O óleo de sésamo tem uma cor escura – especialmente a variedade 100% sésamo, sem misturas. O seu sabor é intenso e tem um aroma tostado que combina muito bem com saladas e pratos de cozinha asiática, tais como arroz ou macarrão.

 

Outros tipos de óleos

Há muito mais tipos de óleos do que explicámos, mas eles são muito menos conhecidos, como por exemplo:

  • Óleo de soja
  • Óleo de amendoim
  • Óleo de palma
  • Óleo de colza ou canola
  • Óleo de milho
  • Óleo de nozes
  • Óleo de argão
  • Óleo de arroz
  • Óleo de semente de abóbora
  • Óleo de amêndoa
  • Óleo de abacate

 

Se quiser dar um toque diferente aos seus pratos, experimente criar óleo de sabores. Descubra como fazer neste artigo.

Mais informação sobre ingredientes e alimentos aqui.

——

Imagem da capa de Steve Buissinne

Imagem linhaça de PublicDomainPictures

 

 

Pin It on Pinterest