A separação das claras e gemas dá origem a preparações deliciosas, especialmente no mundo da confeitaria: merengues, pães-de-ló, cremes… No entanto, é muito comum que as gemas se partam no processo de separação e a nossa receita seja um desastre. Por conseguinte, aqui trazemos-lhe cinco truques infalíveis.

 

Com o separador de claras de ovo

Funciona como uma espécie de peneira, permitindo a passagem da clara do ovo, mas não da gema. É geralmente barato e bastante prático, embora recomendamos a escolha de um dos seguintes métodos.

 

Com uma garrafa de plástico

O processo é muito simples e só precisará de uma garrafa de plástico comum:

  1. rachar um ovo num prato fundo, tendo o cuidado de não partir a gema.
  2. Apertar um pouco a garrafa e aproximar o seu pescoço da gema de ovo.
  3. soltar um pouco a garrafa, absorvendo a gema com a garrafa.

 

Com a casca do ovo

Este é o método clássico. Na verdade parece mais complicado do que é, e ver a habilidade com que algumas pessoas o fazem parece mostrar-lhe que nunca o conseguirá. Os passos são os seguintes:

  1. Rachar o ovo numa tigela e deixar cair a clara, mantendo a gema de um lado da casca. É importante ao deixar cair o branco que a gema não se quebre. Por precaução, recomendamos fazê-lo ovo a ovo, para não estragar o resto das claras que já rachámos anteriormente.
  2. Manter a gema na sua casca e transferi-la cuidadosamente para outro recipiente.

Devemos também ter cuidado para que nenhum pedaço de concha caia durante o processo de separação.

 

Nossas próprias mãos

Esta é a opção mais rudimentar. Consiste simplesmente em rachar o ovo num recipiente e, com as nossas próprias mãos e muito cuidado, pegar na gema e deixar toda a clara cair novamente no recipiente.

Este é o melhor método se a nossa receita for feita com crianças, porque é realmente simples e rápida, e não precisaremos de manusear qualquer tipo de utensílio. Além disso, tudo está dito, vamos economizar a esfregar.

 

Coador ou rede metálica

Necessitamos simplesmente de um coador com orifícios ligeiramente maiores (como os típicos para tirar a comida da fritadeira). Desta forma, quebraremos o ovo por cima do coador, e seguindo o mesmo procedimento que com o separador de clara de ovo, a clara cairá no recipiente que colocamos por baixo e a gema permanecerá no coador ou na rede.

Graças a estas técnicas de cozedura, e a alguns montadores eléctricos, obterá um merengue de inveja. No entanto, todos estes truques devem ser acompanhados de alguma habilidade e paciência da sua parte, que é realmente o que a cozinha exige. De que está à espera para os experimentar?

 

Descubra mais técnicas de cozedura aqui. 

 

 

Pin It on Pinterest