Se está a falar de super-alimentos, não pode deixar de mencionar o óleo de coco, pois graças às suas propriedades e à combinação de ácidos gordos que possui, é capaz de melhorar a sua saúde em múltiplos campos diferentes.
8 benefícios do óleo de coco cientificamente comprovados
1- Poderosas propriedades medicinais
O óleo de coco contém triglicéridos de cadeia média que proporcionam grandes benefícios para o corpo. Estes triglicéridos são metabolizados no fígado e são utilizados como energia imediata ou como terapia contra doenças como a Alzheimer ou a epilepsia.
Em algumas partes do Pacífico Sul onde a sua dieta se baseia em 60% de coco, tais como os Tokeluanos ou os Kitavans, desfrutam de um dos melhores estados de saúde do planeta.
2- Ajuda a perder gordura
O consumo deste tipo de óleo acelera o metabolismo do corpo até 5%, tornando muito mais fácil perder gordura e peso.
Existem estudos que demonstram que quando complementa a sua dieta com 30 mililitros deste óleo, sem variar nenhum outro parâmetro, em poucas semanas começa a notar-se uma diminuição da gordura abdominal e do índice de massa corporal.
3- Ajuda a eliminar infeções
Quase 50 % dos ácidos gordos do óleo de coco são ácido láurico, que tem a capacidade de matar agentes patogénicos tais como fungos, vírus ou bactérias. Isto faz com que as infeções diminuam e até desapareçam.
4- Reduz o apetite
A forma como os ácidos gordos são metabolizados significa que o seu apetite pode ser reduzido, o que resulta em comer menos e, como consequência, diminui a sua massa corporal.
5- Reduz as convulsões
Os corpos cetónicos que estão envolvidos na metabolização dos ácidos gordos provocam a paragem das crises epiléticas. Isto torna o óleo de coco amplamente utilizado para crianças que sofrem deste tipo de convulsões.
6- Melhora os níveis de colesterol e reduz o risco de doenças cardiovasculares
As gorduras saturadas neste óleo aumentam o colesterol bom (HDL) e alteram o colesterol mau (LDL) para um terceiro tipo, que não é tão prejudicial.
Também reduz os triglicéridos e melhora o estado antioxidante do sangue e a sua coagulação, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares.
7- Hidrata a pele e protege o cabelo
Também é muito utilizado para a saúde do cabelo e da pele, uma vez que melhora o estado e a aparência dos mesmos. Existem diferentes utilizações do óleo de coco para o rosto que o fazem melhorar a sua hidratação e nutrição.
8- Pode melhorar o Alzheimer
Os corpos cetónicos resultantes da metabolização do óleo de coco fornecem ao cérebro uma energia que não é capaz de utilizar quando começam os processos como o de Alzheimer. Desta maneira melhorará as funções cerebrais.
Para concluir
Se não ficou claro se o óleo de coco poderia ser benéfico para si, aqui estão 8 razões científicas para o incluir na sua dieta.
Descubra mais sobre alimentação e saúde aqui.