O molho de tomate é a base para inúmeros pratos da dieta mediterrânica e nota-se quando é caseiro!
O seu ingrediente principal, o tomate, é um alimento saudável com imensas propriedades antioxidantes, que não podem faltar na nossa cozinha. Confere sabor e textura aos pratos.
Um simples prato de massa com tomate, uma paella ou mesmo um guisado, ganharão muito se forem preparados com molho de tomate caseiro.
Truques para preparar o melhor molho de tomate
- Que os tomates sejam da época, o verão é a melhor altura para fazê-lo.
- Descasque os tomates e retire a maior parte das sementes.
- Use azeite, vai dar muito mais sabor e corpo ao molho, além de ser mais saudável.
- Prove o molho depois de estar pronto e se tiver muito ácido retifique com uma pitada de açúcar.
- Pode fazer o refogado com mais ou menos ingredientes e adicionar os vegetais que quiser (qualquer um deles é ótimo): alho, pimenta, cenoura ou alho-porro. E também pode temperar com: louro, pimenta, tomilho, salsa, manjericão…
- Faça uma grande quantidade e guarde em potes herméticos em banho-maria, assim terá um refogado caseiro preparado, sempre que precisar.
Receita de refogado de tomate e cebola
Apesar do que possa parecer, fazer um refogado em casa é muito fácil. A receita básica é a que lhe mostramos a seguir, ela servirá para qualquer prato e depois poderá sempre adicionar o resto dos ingredientes dependendo do tipo de prato.
Ingredientes:
- Tomates maduros
- Cebolas
- Azeite
- Sal
- Açúcar
Preparación:
- Em primeiro lugar, descascamos e removemos as sementes dos tomates. Cortamos e passamos no liquidificador, mas sem ralar para que mantenham a consistência.
- Picamos a cebola em brunoise.
- Numa frigideira funda ou panela – se preferirmos fazer bastante quantidade – colocamos um fio de azeite e juntamos a cebola. Só vamos fritar um pouquinho, sem tirar cor.
- Em seguida, vamos adicionar o tomate e deixar cozinhar por cerca de 15 minutos em lume médio. É hora de adicionar o sal e, se necessário, corrigir a acidez do tomate com um pouco de açúcar.
Preparar refogado em conserva
É uma boa opção preparar refogado em conserva para usar em qualquer receita e por isso não ter que prepará-lo todas as vezes que precisar. O ideal é prepará-lo no verão, quando os tomates são da época e estão no ponto ideal de maturação.
Para fazer molho de tomate em conserva, faça mais quantidade numa panela grande; para manter as suas propriedades e para não se estragar, armazene-o em recipientes herméticos e use o método do banho-maria.
Se fizer isso várias vezes, rotule os recipientes com a data de preparação para consumir as mais antigas primeiro. Pode consumi-los por até um ano, no máximo.
Costuma utilizar refogado ou molho de tomate caseiro nos seus pratos e receitas?
Descubra mais técnicas de cozinha aqui