Provavelmente já ouviu falar do óleo de palma e de como pode afetar a sua saúde. Se ainda tiver algumas dúvidas sobre este produto, ou se não estiver completamente convencido pelos avisos dados sobre o mesmo, gostaríamos de dar mais informações.

A primeira coisa que recomendamos é que procure os produtos embalados que normalmente compra no supermercado. Os regulamentos europeus obrigam a que se detalhe cada um dos ingredientes que se utiliza. Ficará surpreendido com a quantidade de alimentos que contém óleo de palma; mesmo isto tem uma explicação, embora pouco favorável para a saúde.

 

O que é o óleo de Palma?

O óleo de palma é extraído da palma africana, através dos seus frutos. Sabe-se que a sua produção se multiplicou nos últimos anos, dada a rapidez da produção em relação a outros óleos, bem como o seu baixo custo no mercado.

Tende a ter mais terras cultivadas em países do Extremo Oriente, onde a mão-de-obra também é menos cara. O seu cultivo maciço tem sido responsável pela desflorestação das florestas, afetando significativamente o meio ambiente.

Embora o objetivo de muitas organizações ambientais seja vetar a produção deste óleo, ainda não o conseguiram, pelo que se pretende sensibilizar para o seu consumo, fornecendo informações através de rótulos de produtos, indicando quais os produtos que contêm óleo de palma.

Mas o maior movimento para proibir este óleo vem depois de demonstrações científicas do mesmo no corpo humano, e de como afeta perigosamente a saúde.

 

O perigo do azeite de Palma para a saúde

As últimas investigações demonstraram o quão prejudicial é o óleo de palma para a saúde. É por isso que foram propostas alternativas, começando por evitar o consumo de produtos que o contenham e continuando por escolher uma dieta mais saudável, baseada na dieta mediterrânica.

Tem à sua disposição a melhor alternativa em matéria alimentar, pois é a comida dos nossos antepassados, através dos produtos naturais da nossa terra. Uma ideia de como recorrer às melhores receitas, usando os robots de cozinha mais avançados para as fazer, está apenas a um clique de distância.

 

Que condições é que o óleo de palma produz no corpo?

Está provado que o óleo de palma aumenta perigosamente o conhecido mau colesterol (LDL), aumentando os perigos de enfartes e aumentando os problemas circulatórios.

Apesar de ter sido incluído na lista de óleos vegetais, é na realidade um composto de gorduras saturadas, o que se manifesta no nosso organismo como uma possibilidade de sofrer ataques cardíacos, tanto cardiovasculares como cerebrovasculares.

Novas investigações indicam que o óleo de palma favorece a metástase do cancro, após ter sido testado em laboratório por ratos. A frequência da metástase converteu-se em cem por cento com este óleo no nosso corpo.

 

Como evitá-lo?

Tão simples como reduzir ou eliminar o consumo de produtos cozidos industriais e pastelaria da mesma origem. Tenha cuidado também com os cremes, especialmente os de chocolate, onde o óleo de palma é mais utilizado, devido à boa consistência que oferece.

Do mesmo modo, muitos produtos ultracongelados que parecem pré-cozinhados e supostamente destinados a poupar horas na cozinha, têm geralmente óleo de palma.

As frituras, tais como batatas fritas ricas, também tendem a conter este óleo, que é pouco benéfico para a saúde.

Pode recorrer à cozinha mediterrânica, preparando alimentos com produtos colhidos diretamente do solo, utilizando receitas simples e saudáveis. Mas lembre-se de olhar cuidadosamente para as etiquetas em tudo o que comprar no supermercado, especialmente se forem as mencionadas acima. Siga as recomendações das organizações de saúde e utilize a dieta mais reconhecida do mundo, como é a Mediterrânea.

 

Descubra mais conselhos sobre saúde aqui.

 

 

Pin It on Pinterest