Alimentos integrais são aqueles que contêm ou foram feitos com grãos inteiros. Estes grãos são constituídos por três partes: o germe, o endosperma e o farelo. São geralmente mais escuros e ásperos por causa do farelo.
Comer alimentos integrais em oposição a alimentos brancos ou refinados (não feitos de cereais integrais) proporciona muitos benefícios para a nossa saúde.
Porque devemos consumir alimentos integrais?
- Os alimentos integrais saciam-se mais porque são ricos em fibras. A fibra tem uma grande capacidade de absorção e retenção de água, pelo que nos enchemos mais cedo. Isto evita o consumo de demasiadas calorias, ideal quando queremos controlar ou reduzir o nosso peso.
- Ajudam a combater a prisão de ventre. Graças à fibra, que é resistente à digestão, os alimentos integrais e os cereais regulam o trânsito intestinal. Demasiada fibra, contudo, pode produzir efeitos laxantes, pelo que não devemos abusar dela.
- Reduzem o risco de doenças cardiovasculares porque a fibra torna difícil a absorção de açúcares e gorduras. Além disso, graças ao butirato, um ácido gordo de cadeia curta, o risco de cancro colorretal também pode ser reduzido.
- São uma grande fonte de antioxidantes, pelo que atrasam o envelhecimento.
- A fibra evita grandes alterações no açúcar no sangue e, portanto, ajuda a controlar a diabetes.
- E, finalmente, a fibra é um grande aliado para cuidar da nossa flora intestinal. Os microrganismos do nosso intestino alimentam-se de fibra para regular e controlar o nosso sistema imunitário.
Os alimentos inteiros fornecem o mesmo número de calorias que a sua versão refinada. Se somarmos também todos os outros benefícios acima vistos, quem não gostaria de passar o lado integral?
Descubra mais dicas sobre nutrição e saúde aqui.