Existe um mito em torno do consumo de ovos que não é aconselhável consumir mais do que uma certa quantidade, pois caso contrário teremos consequências negativas no nosso organismo. Neste artigo vamos revelar o que é verdade e o que é o mito nesta lenda urbana.

Em primeiro lugar, temos de realçar que os ovos contêm vários nutrientes, tais como proteínas, gorduras, minerais e vitaminas. Quanto às gorduras, devemos salientar que contêm gorduras saturadas e insaturadas, pelo que, a priori, é um alimento que influencia ambos os tipos de colesterol. Tem também uma importante contribuição calórica, de 65 quilocalorias, pelo que é uma boa opção como complemento de uma refeição.

Em segundo lugar, foi demonstrado que não existe uma relação direta entre certas doenças que foram atribuídas a um alegado consumo excessivo de ovos (especificamente, diabetes e colesterol “mau” excessivo). De facto, em 2003, o Dr. Pedro Zarco publicou um artigo numa revista especializada que negava a relação entre a gema de ovo e os níveis elevados de colesterol no sangue; e desde então, cada vez mais médicos têm decidido rever esta consideração nas dietas em que colocam os seus pacientes.

 

Quantos ovos comer por semana?

Como princípio geral, é conveniente lembrar que todos os excessos são maus, uma vez que geram desequilíbrios na nossa saúde. Portanto, se não vamos comer carne vermelha ou peixe azul todos os dias, também não devemos comer uma omeleta de dois ovos todos os dias, por uma questão de senso comum. Há alimentos que não são maus em si mesmos, mas se os comermos sem medida, é geralmente à custa de descuidar o consumo de outros, pelo que acabaremos por ter uma dieta com um excesso de alguns componentes e uma falta de outros.

Os peritos indicam que, para uma pessoa adulta que não tem qualquer tipo de desequilíbrio orgânico, um consumo recomendável de ovos oscilaria entre os cinco e seis por semana, de preferência, cozinhados, uma vez que os crus podem ser muito prejudiciais. Em particular, no que diz respeito à transmissão de doenças. No caso de crianças, deve ser exercida mais prudência.

Em qualquer caso, como atitude preventiva, se quisermos fazer algum tipo de dieta específica ou se tivermos alguma dúvida, é melhor perguntar diretamente a um médico, especialmente se sofremos de algum tipo de doença crónica ou de qualquer intolerância reconhecida.

Uma forma saborosa de comer ovos é prepará-los numa omeleta, previamente batida; e combinados com outros ingredientes, tais como presunto ou atum. Os aparelhos Kenwood podem ajudá-lo a preparar, num curto espaço de tempo, desde batatas para fazer uma boa omeleta espanhola, até qualquer prato que considere para obter os melhores resultados.

 

Descubra mais conselhos de saúde aqui. 

 

 

Pin It on Pinterest