Se é um amante de pão, temos uma receita para si que vai adorar. O pão galego é uma das delícias da região. Pode comê-lo sozinho, fazer uma sanduíche de sardinhas, presunto ibérico, etc. Pode fazer torradas e até utilizá-las para a preparação de espetos.

Que ingredientes necessita?

Para fazer um rolo deste pão delicioso da gastronomia da Galiza, são necessários os seguintes ingredientes:

– 200 gramas de fermento natural.

– 600 gramas de farinha de trigo.

– 460 a 550 mililitros de água.

– 12 gramas de sal.

Agora colocar mãos à massa

O pão que vamos fazer tem como peculiaridade o seu miolo fofo. Para obter este ponto é necessário fermentar a mistura que indicamos a seguir.

  1. Antes de mais, deve misturar muito bem a farinha e o sal. O passo seguinte é obter um líquido que esteja espumoso, ao bater o fermento natural com um pouco de água. Uma vez obtido este líquido, misturá-lo com a farinha já salgada e adicionar água, cerca de 400 ml.
  2. Depois começa-se a amassar, até se ver que se consegue lidar perfeitamente com ele. Para o fazer, irá lentamente adicionar água, que considera apropriada para manusear a massa.
  3. O passo seguinte é conseguir a fermentação. Para tal, é necessário um recipiente bastante grande, certificando-se de que a massa ocupa um terço do mesmo.
  4. Para que o processo de fermentação seja alcançado, terá de esperar horas suficientes para que a massa triplique de volume. Enquanto isto acontece, a cada hora fará dobras até ver este aumento.

Não é preciso estar a afligir-se criando estas misturas manualmente. Os aparelhos inteligentes foram criados para o ajudar a fazer os seus pratos mais elaborados. A noção do pequeno aparelho Kenwood surge para lhe facilitar as coisas e para lhe fazer amar cada vez mais a cozinha.

O último passo antes de degustar este delicioso pão

Num balcão com bastante farinha, colocará a massa, que irá moldar. Pode escolher fazer pão redondo ou alongado, dependendo do seu gosto.

Depois de pré-aquecer o forno ao máximo, introduzirá o pão no forno durante 15 minutos, com a potência máxima. Após este tempo, baixará a temperatura para 220º C. Estará pronto a comer quando chegar ao brinde que preferir.

Deve ter em conta que os tempos de cozedura variam em função do tamanho do forno.

Como já viu, não é preciso muito para desfrutar desta iguaria de origem galega. Um pão com o qual pode surpreender os seus convidados ou com o qual pode recompensar-se após a sua realização.

 

Descubra mais receitas de pão aqui.

 

 

Pin It on Pinterest