Quando falamos de boas gorduras referimo-nos às que são de qualidade e que provêm de alimentos como os ovos, abacates, nozes ou peixes como o salmão. As gorduras dão aos nossos corpos a energia de que eles necessitam. Por si só, o corpo não é capaz de gerar gorduras, pelo que necessita de as ingerir e obter dos alimentos para desempenhar funções específicas, tais como manter uma pele e cabelo saudáveis, desenvolver o nosso cérebro, controlar a inflamação e até reduzir o risco de cancro.

Apesar da má reputação que as gorduras têm na dieta, a verdade é que são muito necessárias para que o nosso corpo funcione corretamente. Além disso, este macronutriente pode contribuir para resultados muito benéficos para a nossa saúde se os consumirmos com moderação.

Estima-se que 40-30% dos hidratos de carbono, 40% das proteínas e 20-30% da gordura devem ser consumidos para nutrir corretamente o nosso corpo e dar-lhe tudo o que necessita para desempenhar corretamente as suas funções. O ideal é escolher alimentos que contenham gorduras saudáveis e não gorduras nocivas para a nossa saúde.

Todas as gorduras são constituídas por dois tipos de ácidos gordos: saturados e insaturados. As chamadas gorduras boas são aquelas que não foram transformadas ou processadas, para que o nosso organismo as possa processar e assim obter os nutrientes necessários, e são as chamadas gorduras insaturadas.

 

Como funcionam as gorduras saturadas e insaturadas no nosso corpo?

As gorduras saturadas são as provenientes de fontes animais como a carne gorda, manteiga ou produtos lácteos como o queijo, pelo que devem ser evitadas o mais possível. Estas gorduras aumentam o “mau” colesterol cientificamente chamado LDL que obstrui as artérias, o que pode levar a um ataque cardíaco entre outros problemas. É considerado ideal consumir no máximo 6% das nossas calorias diárias a partir deste tipo de gordura.

Inversamente, comer gorduras insaturadas pode ajudar a baixar o colesterol LDL. Existem dois tipos de gorduras insaturadas: monoinsaturadas e polinsaturadas.

Um exemplo de gordura monoinsaturada é o azeite e de gordura polinsaturada seria o óleo de milho. É aconselhável comer alimentos ricos em ácidos gordos deste tipo, tais como cereais, frutas, legumes e o ómega 3 presente em alguns peixes.

 

Outros benefícios das gorduras boas para o nosso corpo:

Para além de melhorar a sua composição corporal, comer boas gorduras ajuda a controlar o seu apetite quando combinado com proteínas. Também contribui para aumentar a massa muscular, uma vez que os nossos corpos produzem um ambiente hormonal melhorado, elevando a testosterona e a hormona de crescimento.

Outro benefício do consumo moderado de gordura é que aumenta a oxidação da gordura, chamada lipólise. Por exemplo, o consumo destes promove a “queima” de gordura, para além de impedir que os genes acumulem tecido adiposo. Por conseguinte, é aconselhável consumir 3 gramas de ómega 3 por dia. Um dos benefícios do ómega 3 é a melhoria da tiróide e, portanto, do metabolismo. Por outro lado, melhora o humor e a função cerebral.

Para concluir, aqui estão alguns alimentos que contêm boas gorduras e contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo. Consumir abacate, óleos vegetais tais como azeite ou óleo de girassol, sementes tais como linho, peixe azul tais como salmão ou atum, nozes ou marisco. Prepare as suas receitas saudáveis com aparelhos Kenwood e deixe-se surpreender pelo sabor.

Uma dieta correta implica que devemos comer uma proporção adequada de gorduras boas, evitando as gorduras saturadas presentes nos alimentos processados. Comendo uma dieta equilibrada, seremos capazes de melhorar a nossa saúde.

 

Descubra mais conselhos de saúde aqui. 

 

 

 

Pin It on Pinterest