Hoje em dia encontramos cada vez mais pessoas com uma consciência ambiental e animal. Isso significa que eles se preocupam com o meio ambiente e como os animais são tratados. E, claro, a comida também está ligada a esses aspetos, sendo o veganismo e o vegetarianismo a chave.

Contudo, ainda existem muitas pessoas que não se distinguem entre um tipo de dieta e outro. Vamos contar-lhe neste artigo as diferenças entre vegan e vegetariano.

 

O que é uma dieta vegetariana?

A principal premissa de uma dieta vegetariana é não consumir carne, embora a proteína animal sim. Noutras palavras, uma pessoa que segue essa dieta não come carne ou peixe, mas come ovos, laticínios – leite, iogurte, queijo, manteiga – ou mel.

 

O que significa ser vegan?

O veganismo não pode ser classificado apenas como dieta, pois é muito mais do que isso, é na verdade um estilo de vida. Prova disso é o Go Vegan! que incentiva as pessoas a tornarem-se vegan e aos quais grupos de artistas, instituições, influenciadores, etc. estão a aderir.

Ser vegan significa não consumir alimentos de origem animal, mas também não usar roupas, calçados, cosméticos, ou qualquer produto de origem animal, como couro, lã, penas, marfim, entre tantos outros. A filosofia vegan é baseada na ideia de que os animais não precisam ser usados ​​para seus próprios fins pelos humanos, ou seja, não para explorá-los ou matá-los. Além disso, o veganismo é sustentável em si, pois a não utilização de animais para esse fim permite que a natureza siga o seu curso e reduz o impacto ambiental, pois menos recursos são necessários para a produção de alimentos.

Por exemplo, para se obter um quilo de grão de bico são necessários 5000 litros de água, porém, mais de 15000 para a mesma quantidade de carne bovina

tofu proteinas dieta vegana Filetes de tofu

Tipos de dieta vegetariana

A dieta vegetariana consiste em diferentes tipos dependendo dos alimentos que são consumidos -ou não consumidos-:

  • Semi-vegetarianos: Comem algum tipo de carne animal, mas não toda. Geralmente comem frango e / ou peru e peixe, mas não carne vermelha.
  • Pescetarianos: Não comem carne vermelha ou aves, mas comem peixe.
  • Flexitarianos: De vez em quando comem carne de qualquer tipo.
  • Ovo-lacto-vegetarianos: Não consomem nenhum tipo de carne, mas consomem laticínios e ovos.
  • Lacto-vegetarianos: Não consomem produtos de origem animal, exceto laticínios.
  • Ovo-vegetarianos: Como no caso anterior, mas a única coisa que consomem são os ovos.
  • Api-vegetarianos: o único alimento de origem animal que consomem é o mel.
  • Vegetariano cru: todos os alimentos que ingerem são crus ou bem aquecidos a no máximo 40ºC -para melhor conservação-.

 

Alimentos e nutrientes essenciais numa dieta vegan

A dieta vegan é baseada em: sementes e cereais, frutas, vegetais, brotos, legumes e nozes. Resumindo, alimentos de origem vegetal.

É possível seguir uma dieta vegan e obter todos os nutrientes de que o nosso corpo necessita, basta ingerir os alimentos com os nutrientes necessários.

Uma das principais preocupações de uma dieta vegan pode ser como obter proteínas e cálcio que, numa dieta onívora, são obtidos em maior medida a partir de carne, peixe e laticínios, respectivamente. Mas o mundo vegetal também nos pode fornecer todos os nutrientes de que precisamos, incluindo proteínas e cálcio.

smoothie vegano frutas

Aqui está um pequeno guia para alimentos vegan e a sua contribuição:

  • Cereais: os cereais são a base de qualquer dieta alimentar, pois fornecem energia e hidratos de carbono. Além de fibras, ferro e vitaminas.
  • Frutas e vegetais: ideais para a obtenção de vitaminas de praticamente todos os tipos (A, B, C, D, E e K), também contêm ácido fólico, minerais e oligoelementos.
  • Legumes e frutos secos: são a principal fonte de proteína da dieta vegan. Outros alimentos que contêm proteínas vegetais são seitan, tofu e tempeh.
  • Cálcio: para conseguir uma ingestão adequada de cálcio, podemos ingerir bebidas vegetais, que geralmente são enriquecidas com esse nutriente essencial para os ossos, assim como grão de bico, soja e vegetais de folhas verdes.
  • Ómega-3: O Ómega-3 está presente no azeite,nas nozes e no linho, por isso não se esqueça de adicioná-los à sua dieta.
  • Ferro: sementes como quinoa, painço e chia contêm grande quantidade de ferro; da mesma forma, nozes, lentilhas e espinafre também.

 

Conhece algum outro aspecto que diferencia esses dois tipos de dieta?

Descubra mais conselhos de saúde aqui. 

 


Imagem de Devanath

 

 

Pin It on Pinterest