Incluir frutas e legumes na nossa dieta diária é sinónimo de saúde e bem-estar, e isto não é novidade. As frutas e legumes contêm uma multiplicidade de propriedades que proporcionam benefícios ao nosso organismo. O que talvez seja novo é que, para os desfrutar, é essencial manuseá-los e lavá-los da forma correta. Muitas pessoas utilizam-nos diretamente, acreditando que são adequados para o consumo sem fazer nada. Estes alimentos passam por diferentes mãos e estão diretamente expostos a agentes externos. Desde o momento em que são cultivados, colhidos, durante o transporte ou armazenamento. Devido à quantidade de pesticidas a que estão expostos, somos obrigados a aprender a lavá-los antes do consumo. Isto é feito com o objetivo de reduzir os contaminantes que afetam a nossa saúde.

 

Como limpar corretamente frutas e legumes?

 

Lavar a peça inteira. É muito importante fazê-lo desta forma para evitar a contaminação. E por inteiro não queremos dizer antes de cortar, mas mesmo antes de descascar. Vamos colocar as nossas frutas e legumes debaixo da água fria da torneira. Depois podemos manuseá-los, cozinhá-los ou comê-los crus. Isto deve ser sempre feito, independentemente de os ir comer com a pele ou não.

Eliminar as folhas exteriores. Se a fruta ou vegetal que vamos manusear tiver folhas externas, é aconselhável removê-las antes de as limpar com água.

Limpeza das mãos. Embora pareça uma recomendação óbvia, talvez a forma de o fazer não seja tão óbvia. Idealmente, devemos lavar as mãos antes de limpar a peça de fruta ou legume e depois lavá-las novamente antes de a descascar ou cortar. A nossa limpeza é fundamental para a não contaminação dos alimentos que vamos processar.

Utilizar um pincel. Há algumas frutas e vegetais que, devido ao seu excesso de sujidade ou pele espessa, devem ser ajudados, para eliminar completamente as impurezas, com escovas adequadas. Enquanto os tivermos debaixo de água, iremos passar-lhes este instrumento para eliminar possíveis contaminantes.

Limpar os utensílios de cozinha. A contaminação cruzada é a ordem do dia. É realmente fácil contaminar os alimentos por este método. Por conseguinte, é essencial limpar sempre os utensílios de cozinha que vamos utilizar para cortar ou cozinhar as nossas frutas ou legumes.

Desinfeção total. Pode colocá-los numa tigela com água e um pouco de vinagre durante cerca de 10 minutos. Após esta etapa, deve lavá-los com água fria em abundância.

Por vezes, devido a preguiça, desinformação ou crenças erradas, consideramos este passo sem importância e não temos em conta que pode ser pouco saudável não levar a cabo um processo que nos leva apenas 5 minutos do nosso tempo. Limpe as suas frutas e vegetais e e evite infeções alimentares.

 

 

Descubra mais conselhos de saúde aqui.

 

 

 

Pin It on Pinterest