O que é o Sal?

O sal é um mineral com um composto químico formado por iões. É solúvel em água e o sal comum ou de mesa também pode ser definido como cloreto de sódio (NaCl), já que contém 60% de cloreto e 40% de sódio

É um dos ingredientes mais utilizados na cozinha em todo o mundo, para dar sabor e temperar pratos. E no nosso corpo, ajuda-nos a manter a estabilidade dos fluidos e das funções musculares.

 

Quantidade recomendada de sal

É sabido que o excesso de sal pode causar problemas de saúde, como hipertensão, entre outros.

Segundo a OMS, a quantidade recomendada de sal para um adulto deve ser de 5 gramas ou menos do que uma colher de chá por dia. E em crianças entre os 2 e 15 anos a quantidade deveria ser bem menor para se adaptar ao seu crescimento.

Também temos que ter em conta que a maioria dos alimentos industrializados que consumimos contém uma grande quantidade de sal, portanto, preparar comida caseira evitando alimentos ultraprocessados, e ajustarmos nós mesmos a quantidade em cada prato pode nos ajudar a ter um melhor controlo.

 

Tipos de sal

Existem diferentes tipos de sal, de acordo com a sua composição, utilização e origem. Estes são os mais conhecidos:

    • Sal comum ou de mesa: Pode ser fino ou grosso, é o mais utilizado na cozinha. É sal refinado, moído e sem impurezas. Além de conter uma grande quantidade de sódio, contém também iodo, adicionado posteriormente à sua composição.
    • Sal marinho: O sal marinho não é refinado e, por este motivo, contém mais sódio e cloreto. É também mais rico em outros minerais, que não se perdem porque não são processados, tais como potássio, cálcio e magnésio. É proveniente, como o seu nome sugere, das salinas e é bastante cinzento na cor.
    • Flor de sal: Também é obtido das salinas, mas neste caso, os cristais são recolhidos à superfície quando a água evapora, pelo que tem menos quantidade de sódio e cloreto. É essencialmente utilizado na apresentação da cozinha gourmet, para dar o toque final de sal aos pratos graças aos seus cristais.
    • Flocos de Sal: A marca mais conhecida é Maldon e é proveniente de uma região em Inglaterra com o mesmo nome, especificamente do rio Blackwater. É feito de uma forma tradicional e tem uma pureza mais elevada que o sal tradicional, bem como uma textura crocante. É ideal para temperar carnes.
    • Sal do Himalaia: vem de Khewra, a segunda maior salina do mundo, no Paquistão. É um sal não refinado com pureza de 98% de cloreto e sódio, além de magnésio, cálcio e ferro – que lhe confere a sua cor rosada característica.
    • Sal hipossódico: é um sal produzido industrialmente para remover dois terços do sódio. Seu uso é igual ao sal comum, mas é geralmente administrado por pessoas com hipertensão (sempre sob orientação médica).
    • Outros tipos únicos de sal: Existem outros tipos de sal muito mais exóticos. Como o sal marinho Celta de cor acinzentada, o de bambu que vem da Ásia, o sal Havaiano de cor avermelhada devido ao óxido de ferro da argila vulcânica que contém, o sal negro da Índia com impurezas de enxofre, o sal Kosher usado séculos atrás pelos judeus …

 

Qual é o sal mais saudável?

Se tivermos em conta a produção, os benefícios de cada um deles, a sua origem e a sua pureza, podemos dizer que o sal do Himalaia é o mais saudável.

Entre os seus benefícios destacamos que este sal é um antioxidante, combate a acidez e a retenção de líquidos, reduz as dores musculares, regula os níveis de açúcar e mantém o bom estado do nosso cérebro.

 

Descubra mais sobre outros ingredientes e alimentos aqui.

 

 

 

Pin It on Pinterest