A tradição do pumpernickel, de origem alemã, estendeu-se a muitos países. Temos conhecimento desta tradição desde o século XV. Este pão escuro e sem côdea tornou-se uma iguaria, que pode ser apreciada de várias maneiras. Vamos agora partilhar convosco a receita da versão escandinava deste pão, que não deixarão de desfrutar.

 

Ingredientes

O pão que lhe vamos apresentar tem um sabor inconfundível. Com esta versão, ligeiramente doce, não vai deixar de surpreender os seus. Só são necessários alguns ingredientes para começar.

Primeiro, misturará os seguintes ingredientes numa tigela, deixando-os a descansar durante cinco minutos:

  • Uma colher de fermento fresco.
  • Uma colher de café instantâneo e uma colher de chá de mel.
  • Uma colher de melaço.
  • Uma chávena de água quente.

Em segundo lugar, numa tigela grande, deve misturar os seguintes ingredientes:

  • Um quilo de farinha de trigo, mais um quilo de farinha de centeio.
  • 50 gramas de farinha de amido de milho.
  • 40 gramas de bulgur ou cuscuz, dependendo do que se pode obter.
  • Duas colheres de sementes de cominho e quatro colheres de chá de cacau em pó
  • Uma colher de sal.

 

Cómo elaborar el pumpernickel en tu casa

 

  1. Uma vez bem agitado, deve transformar o conjunto numa espécie de vulcão, deixando um buraco no meio, onde irá colocar a massa anterior, criada com o fermento. Agora misture tudo muito bem, até obter uma nova massa homogénea. Pode usar alguns dos produtos Kenwood para tornar o seu trabalho mais fácil.
  2. Depois, sobre uma base de farinha de amido de milho, amassar tudo durante dez minutos ou até sentir que ganha suavidade e elasticidade. Deixar repousar num recipiente, coberto com um pano húmido, durante 90 minutos, evitando que fique em correntes de ar. Verá como o seu tamanho aumenta até duplicar.
  3. Numa bandeja grande, adequada para cozer pão, colocar a massa sobre uma base enfarinhada. Amassar novamente até voltar ao seu tamanho primeiro, depois cobrir com película plástica.
  4. Depois deixá-lo fermentar durante uma hora. Pré-aquecer o forno, tendo em conta que, dependendo do seu tamanho, os tempos e a temperatura podem variar ligeiramente. Assumindo um tamanho médio, selecionar 200 graus, durante 25 minutos.
  5. Ao finalizar a fermentação da massa, bater um ovo e pintá-lo. Pode-se fazer cortes diagonais finos com um centímetro de profundidade.
  6. Em seguida, colocar a bandeja com a massa no forno. Baixar para 190 graus e deixar cozer durante 45 minutos. Depois retirar o pão do tabuleiro e colocá-lo no forno durante mais cinco minutos.
  7. Finalmente, este famoso pão preto pode usar para fazer sanduíches ou mesmo desfrutar por conta própria. Uma comida gourmet em muito poucas etapas.

 

Descubra mais receitas de pão aqui. 

 

 

Pin It on Pinterest