Se está a pensar engravidar, o melhor é que comece a cuidar da sua alimentação e hábitos desde o primeiro momento. Siga uma dieta saudável e equilibrada e reduza o consumo de álcool e tabaco se for fumadora.

A alimentação, no caso de mulheres grávidas ou lactantes, não está longe de ser uma dieta saudável, com algumas restrições específicas.

Ao contrário do ditado popular “comer por dois”, não é necessário comer como se fossem duas pessoas, pois o peso máximo recomendado que uma grávida pode ganhar é de 13 quilos. Além disso, a quantidade de calorias diárias deve ser cerca de 2.000 kcal até o último trimestre.

Quais alimentos são necessários se estiver grávida

  • Proteínas Animais: carnes, peixes e ovos – sempre cozidos – essenciais para sua quantidade de ferro e para o crescimento do embrião nas primeiras semanas de gestação. Nozes e leguminosas também são uma ótima fonte de proteína vegetal.
  • Carboidratos: está presente no pão, nos cereais e nas batatas. Idealmente, escolha as opções integrais, pois contêm mais fibras e vitaminas e são de absorção lenta.
  • Frutas, verduras e legumes: devido à sua quantidade de nutrientes essenciais, é necessário ingerir 5 porções por dia. Pode comer frescos numa salada (lembre-se de lavá-los muito bem), congelados, em guisados, em sumo natural natural de frutas, frutas secas entre as refeições, etc. Ácido fólico e a ómega-3 são essenciais para prevenir defeitos fetais e melhorar as funções cognitivas e neurológicas. Eles são encontrados na maioria dos legumes, avelãs, brócolos ou espargos.

zumo de frutas ideal para el embarazo

  • Produtos lácteos: devido ao seu alto teor de cálcio, são essenciais para a formação dos ossos e dentes. Pode beber leite semidesnatado que não contém tanta gordura ou uma variedade desnatada, mas enriquecido com cálcio. Além disso, queijos pasteurizados ou iogurtes são uma opção muito boa, pois é recomendável tomar 3 porções de laticínios por dia.

 

Que alimentos evitar durante a gravidez

  • Bebidas alcoólicas e energéticas: evite álcool e bebidas açucaradas e / ou com cafeína ou taurinas. É aconselhável diminuir a dose de café e chá para no máximo 2 chávenas por dia.
  • Peixes crus ou com alto teor de mercúrio e mariscos ou crustáceos e moluscos crus que podem conter anisakis.
  • Comidas muito gordurosas, como estufados ou cozidos, que geralmente causam uma digestão muito pesada.
  • Legumes Crus: devem ser muito bem lavados, pois podem conter toxoplasmose, no caso das frutas também.
  • Queijos não pasteurizados, pois podem conter listeria.
  • Carnes cruas ou mal cozidas e linguiças cruas, pelo risco de toxoplasmose. Para ingerir esses alimentos, eles podem ser congelados 24 horas a -20ºC.
  • Foie e patés
  • Ovo cru ou mal passado: inclui maionese caseira, tortilhas mal passadas, sobremesas como bolos ou mousses … devido à possibilidade de conter Salmonella.
  • Todos os alimentos ultraprocessados e com gorduras trans.

pescado crudo evitar comer durante el embarazo 

Siga um estilo de vida saudável em geral

Além de seguir uma dieta variada e evitar alimentos inadequados para os meses de gravidez, levar uma vida saudável também o vai ajudar a enfrentar e aproveitar melhor os 9 meses.

Se com a alimentação recomendada não obtiver todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do seu bebé, pode tomar suplementos nutricionais e vitamínicos – desde que seja recomendado pelo seu médico.

Se é vegetariana, consulte seu médico ou nutricionista para saber a melhor forma de obter proteínas animais.

Evite o tabaco e o álcool

Não faça dieta para perder peso durante a gravidez.

Mantenha-se sempre hidratada. Tanto internamente, bebendo água e sumos. Como na sua pele com um hidratante.

Se não tiver complicações ou não precisar de descanso, faça exercícios. Caminhar é sempre uma boa prática e também existem várias modalidades desportivas para as mulheres grávidas, como o ioga ou a ginástica.

 

Mime-se de vez em quando e coma um biscoito ou chocolate;)

 

 

Tudo o que é mencionado no nosso artigo são recomendações gerais. A alimentação durante a gravidez e o estilo de vida diferem de cada mulher, do seu tipo de gravidez e, claro, devem estar sob a supervisão de seu médico.

 

Descubra mais conselhos de saúde aqui.

——

 

Imagem da capa de Gulcin Guler

Imagem de Jinny Kuan

 

 

Pin It on Pinterest