Os desejos de ano novo são ideais para mudar a nossa rotina e começar o ano com metas saudáveis. Se começar a correr, vários fatores devem ser levados em consideração, inclusive a dieta alimentar.

Uma alimentação saudável é essencial para qualquer runner e atleta. Por isso, damos-lhe dicas para combinar os alimentos ideais para iniciar o seu treino.

 

Alimentos e ingredientes para treinar

É importante ingerir alimentos que nos dêem energia, principalmente antes dos exercícios físicos. Depois do exercício é aconselhável comer refeições ricas em proteínas, pois estas ajudam-nos a regenerar os músculos após o esforço a que submetemos o nosso corpo.

 

Alimentos que fornecem energia

Se prefere correr de manhã, pode tomar um pequeno almoço nutritivo composto principalmente de aveia. Contém proteínas, fibras e carboidratos de absorção lenta. Por outro lado, se preferir correr de tarde, uma refeição à base de massa ou arroz fornecerá os carboidratos necessários.

Os frutos secos também são uma grande fonte de energia e, como há muitos tipos, pode escolher o que mais gosta: amendoim, nozes, amêndoas, castanha de caju…

Outro alimento ideal para aqueles que treinam é a banana. Graças ao potássio e ao seu alto índice glicémico, faz com que seu açúcar seja libertado gradualmente – entre 60 e 90 minutos após a ingestão – uma vantagem para os atletas.

O mel também é um grande aliado para antes e depois do treino. Para expandir -antes de treinar- ou recarregar -após- nossas reservas de glicose.

 

Alimentos com proteínas

Para depois do treino, como já comentamos, o ideal é comer alimentos com muitas proteínas. Recomendamos os seguintes:

  • Ovo (cru, cozido, escalfado, na omelete … mas nunca frito devido ao excesso de óleo).
  • Carnes brancas (as mais aconselháveis ​​são frango e peru).
  • Peixe (salmão, atum, bacalhau…).
  • Se preferir as opções vegetais, pode optar por tofu ou soja.
  • Abacate (tem inúmeras propriedades benéficas).

 

A importância da hidratação

Para que os nossos músculos e nossas articulações atuem de maneira correta e o cansaço não nos detenha, é muito importante nos hidratarmos corretamente. Devemos fazê-lo antes de sair para correr, enquanto o fazemos e depois.

A água é a companheira perfeita para estes casos, mas também podemos tomar frutas e vegetais pela sua alta composição em água e, claro, bebidas isotónicas.

 

Batidos naturais carregados de energia

Outra opção para beber antes de treinar, é preparar um delicioso e nutritivo batido com frutas e vegetais. Prepará-los é muito fácil, já que só precisa de um liquidificador de Kenwood.

 

Smoothie verde

smoothie verde energía para entrenar

É um batido leve e perfeito para lhe dar a energia de que necessita.

Ingredientes: couve, espinafre fresco, banana, maçã, aipo, sementes de linhaça ou chia e água.

Só tem de lavar, cortar os ingredientes e colocá-los no liquidificador e em minutos terá o seu smoothie pronto. Se preferir uma textura mais cremosa, pode substituir a água por leite vegetal.

 

Smoothie de banana e uva

A banana, como já explicamos anteriormente, é uma grande fonte de energia graças à libertação progressiva do seu açúcar, facto que a torna uma grande aliada antes de sair para correr. Leva apenas 15 minutos para preparar este rico smoothie.

Ingredientes: leite desnatado, banana, uvas vermelhas, extrato de baunilha, iogurte grego, açúcar.

Limpe e descasque os ingredientes e adicione-os ao liquidificador. Use o programa de velocidade rápida até obter a textura que você mais gosta.

 

 

Esperamos que siga os nossos conselhos e… Bom treino!

Descubra mais sobre ingredientes e alimentos aqui. 

 

 

Pin It on Pinterest